Link to home

Micotoxinas nas Lavouras (Culturas, pt): Um Perigo à Saúde Humana e de Animais Domésticos


ALCALOIDES DE ERGOT (CRAVAGEM, PT)

Figura 5

Figura 6

Figura 7

Figura 8

Os alcaloides de ergot (cravagem, pt) são micotoxinas produzidas por muitas espécies de fungo do gênero Claviceps. O nome ergot significa “esporão” em francês, uma vez que grãos colonizados com Claviceps spp. muitas vezes tomam a forma de esporões das pernas de galos (Figura 5). Existem quatro tipos principais de alcaloides de ergot (cravagem, pt): as clavinas, ácidos lisérgicos, amidas do ácido lisérgico e ergopeptídeos.

A intoxicação com ergot (cravagem, pt) em humanos e animais domésticos é conhecida como ergotismo. Esta doença causa estranhas alucinações, a sensação de coceira e queimação (irritação, pt) da pele, gangrena, perdas de mãos e pés e mesmo a morte. O ergotismo é uma das doenças mais antigas do ser humano causadas por micotoxinas. Na Idade Média, humanos sofrendo de uma doença chamada Fogo de Santo Antônio apresentavam sintomas que sugeriam ser ergotismo tais como sensação de queima da pele, insetos caminhando sob a pele e a perda de mãos e pés (Figura 6). Em 1690, os alcaloides de ergot (cravagem, pt) podem ter sido a causa dos sintomas associados com a “bruxaria” que cercou a o julgamento das bruxas de Salem, em Salem, Massachusetts. A ergotamina, é uma das principais substâncias da droga psicodélica (psicadélica, pt) dietilamida do ácido lisérgico (LSD). Atualmente, alcaloides de ergot (cravagem, pt) são explorados para finalidade medicinais incluindo o tratamento de enxaquecas, a indução de nascimento de crianças e o controle de hemorragias no pós-parto.

Muitos tipos diferentes de pastagens podem se tornar contaminadas com alcaloides de ergot (cravagem do centeio, pt). Claviceps purpurea pode infetar as estruturas reprodutivas de cereais em condições frias e úmidas, sendo o centeio o hospedeiro economicamente mais importante. Estruturas especializadas do fungo conhecidas como esclerócios (esclerotos, pt) (os esporões) se desenvolvem destas estruturas reprodutivas e podem ser colhidos com os grãos (Figura 7). Se o esclerócio (escleroto, pt) é processado junto com a farinha, altos níveis de contaminação com alcaloides de ergot (cravagem, pt) podem ocorrer. C. africana e C. sorghi podem contaminar sorgo com alcaloides de ergot (cravagem. pt) em todo o mundo (Figura 8), mas a toxicidade relativa das micotoxinas produzidas por estes fungos não tem sido avaliada em detalhe. Pastagens podem ser contaminadas com alcaloides similares àqueles produzidos pelos fungos de ergot (cravagem, pt), mas que não produzem esclerócios (esclerotos, pt). Clique aqui para uma lição sobre ergot (cravagem do centeio, pt).

Próximo: Fumonisinas